A obesidade do Twitter

No comment yet

Com mais de 120 milhões de usuários cadastrados, sendo 100mi novos perfis só nos últimos 6 meses, o Twitter é hoje o terceiro maior site de relacionamento da internet.


Mas o que ele tem para ter se tornado tamanha sensação em tão pouco tempo, qual a verdadeira graça da nova febre virtual?


Pode parecer que não mas as duas perguntas feitas acima possuem respostas distintas. 


O Twitter é o que é hoje em dia, em termos de números, exclusivamente pela curiosidade e pela necessidade das pessoas de estarem "atualizadas". Quando começaram a pipocar as primeiras notícias sobre as tais 140 caracteres e que muitos famosos estavam entrando na brincadeira, rapidamente todos queriam saber do que se tratava a nova modinha da internet, ninguém queria pagar de careta, ficar de fora. A questão é que para 80% dos cadastrados no site a ferramenta não faz nenhum sentido e não tem a menor graça. Prova disso é que apenas 20% dos twitteiros realmente postam twitts, sem contar que 3/4 de todo o conteúdo do site corresponde a somente 5% dos usuários. 
De acordo com a Super Interessante, 40,55% das mensagens são do tipo: "cheguei em casa, acabei de almoçar, vou pro banho..". Opiniões e conversas vem em segundo no rank com 37,55%, seguido por Retwitts (8,7%), Spams (3,7%) e Notícias (3,6%). 




Analisando esses dados pensamos, então qual a graça em ter um Twitter? Afinal, em nada me interessa saber o que a @mariadasilva comeu no almoço ou que horas o @josepereira foi pro banho. Muitos acreditam que o site não passa de uma grande futilidade, milhões de pessoas atoas falando de suas vidas. Não foram poucas as vezes que ouvi alguém dizer que logo toda essa febre passa e que o passarinho azul será esquecido.


A verdade é que nem tudo foi feito para todos. O futuro do Twitter não é difícil de se prever. Contas abandonadas, diminuição no número de postagens,  nada que leve o site a extinção. A realidade é que o Twitter só tem graça mesmo para aqueles que entendem sua função. O próprio formato das mensagens já explica a proposta do site. 140 caracteres, agilidade, rápida troca de informação. Não se troca um telejornal por um twitt, mas ele pode ser bem útil quando não há tempo para ficar lendo imensos textos jornalísticos, ou para aqueles que gostam de saber de tudo um pouco, ficar antenado em tudo o que acontece.
Claro que a funcionalidade dos tweets não se restringe a troca de informação. O site é um ótimo local para se divertir. São vários os perfils de comediantes, de stand up, principalmente, que frequentemente postam frases engraçadas ou pensamentos inusitados que não deixam de ser verdade. A troca de contato, análise e comentários sobre fatos cotidianos, e até mesmo debates e/ou manifestações entram na lista de utilidades do novo gigante da rede.


Tudo cabe nas 140 letrinhas, aí fica com você o que fazer delas.