Eu vou...

No comment yet

   "Pai, deixa eu apertar os botõezinhos?" Parece que foi ontem o tempo em que acompanhava o meu pai para ir votar nos dias de eleição. Se bem recordo, a primeira foi para presidente - FHC vs Lula, em 1998. No auge das privatizações, assim como o meu pai, todo o bairro em que moro, conhecido pelo grande número de ferroviários, estava fervoroso com as possibilidades de uma reeleição do tucano. E assim foi.
   Outras eleições vieram e eu sempre estava lá. Aos comandos do meu velho, digitava os números na urna e no clímax da democracia a tecla confirma, que convenhamos, tem um barulhinho bem legal. Talvez por isso, ou também por isso, cresci com um gosto imensurável por política.
   A medida que ia ganhando idade, estendia o meu contato democrático para além dos botõezinhos da urna. Com o ganho da maldade, aprendi a assistir jornal, a perceber que nem tudo era bem do jeito que o tio Bonner insiste em contar. Passei a compreender que nem sempre o bom era o melhor, e que até os melhores são corruptos. Mas além disso, aprendi que a corrupção não deve ser motivo para minha desmotivação cidadã, pelo contrário,  me faz ainda mais importante no cenário nacional. Afinal, frente a um problema que me afeta, de duas uma, ou rompo com a inércia e assumo a responsabilidade de solvê-lo, ou então terei de aprender a conviver pacificamente com a situação. Entre programas eleitorais e escritos de Maquiavel, me deixei seduzido pelo jogo político. Não pela politicagem, porque essa me da nojo. Mas sim pelas estratégias, pela inteligência legal.
   Por fim, ao completar meus 16 anos tratei logo de fazer o meu título. Por mais utópico ou nacionalista que possa parecer todo esse discurso, não posso negar, ao pegar o documento me senti válido, um brasileiro pleno. Portanto, 12 anos depois, cá vou eu, confirmar essa plenitude, votar pela primeira vez. Porém, com uma diferença, agora, além dos números digitados, a decisão também é minha - com o peso da tecla confirma que irá me acompanhar por 4 anos, ao longo dos próximos mandatos.